sexta-feira, 21 de outubro de 2011

A rua em que moro desde que nasci chama-se rua general Mario Carvalho Lima, antiga rua  bom conselho, também conhecida como loteamento Icaraí, localizada no bairro (quanto ao bairro tenho dúvida), pois conheço como Novo Mundo, mas nos sites de localização só encontro como Barro Duro e em um dos recibos oficiais, mais especificamente no de energia, aparece também como Serraria.
O Bairro do Barro Duro foi criado, através da lei municipal 4953, em 06 de janeiro de 2000. Alterando a lei Nº 4.687/98, que dispõe sobre o perímetro urbano de Maceió, a divisão do município em regiões administrativas e inclui o abairramento da zona urbana. A sua área é de 2,4 Km², a população segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- censo de 2000), com cento e três logradouros e cinco Regiões Administrativas.
Quanto ao bairro Novo Mundo, não encontrei nenhum registro histórico, mas pelo que lembro e pelo que a minha mãe comenta é que, quando ela chegou para morar no bairro há vinte e sete anos, havia poucos habitantes, casas distantes uma das outras e o resto era coberto por mato, não havia água encanada e nem energia elétrica. Para obter água era necessário buscar na casa da D. Juvina que ficava duas ruas após a nossa e outro local que também era possível obter água, que ficava há duas ruas antes da minha, no Loteamento Murilopóles. Vale lembrar que algumas das primeiras casas da rua foram feitas por um engenheiro, ficando todas com a mesma estrutura.
O prefeito Cícero Almeida inaugurou no ano de 2007, os serviços de pavimentação e drenagem de galerias de águas pluviais em oito ruas no bairro do Barro Duro. Foram investidos nessas obras R$ 778.641,30, em recursos próprios. Entre as ruas beneficiadas com essas ações que garantem uma melhor qualidade de vida para a população dessa área está a General Mário de Carvalho Lima, totalizando 11.320 metros quadrados de pavimentação com paralelepípedo, além de 680 metros de galerias de águas pluviais, em benefícios para o bairro.
O prefeito do município de Maceió, Cícero Almeida, proferiu as seguintes palavras, em relação as obras que seriam executadas nas ruas do bairro: “Estamos participando da alegria que será vivida por toda essa comunidade. Essas inaugurações representam mais um compromisso assumido e que está sendo cumprido pelo nosso governo. O Novo Mundo estava carente dessas ações e esse projeto é conseqüência da confiança demonstrada pela população ao nosso governo. É o pagamento de impostos pagos pela população sendo revertido em benefício da própria população”.
O nome da rua foi uma homenagem ao General Mario de Carvalho Lima, que foi Comandante do antigo 20° B.C, Comandante da Polícia Militar, Presidente do Conselho Regional dos Desportos, da Federação Alagoana de Desportos, Presidente do Clube Fênix Alagoana, como também do Clube de Regatas Brasil - CRB, Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Maceió e Diretor-Presidente do Orfanato São Domingos, nunca aceitou os inúmeros convites para concorrer a cargos eleitorais. O fim do ano de 1979 foi marcado com a sua aposentadoria de trabalho da TELASA. Mario, viera do tempo da Companhia Telefônica de Alagoas; o General começou, quando a companhia possuía apenas 64 funcionários. Era o ano de 1962 e ele havia passado para a reserva; veio a convite de Napoleão Barbosa e a CTA ganhou um Superintendente. O mesmo, participou das principais transformações nas telecomunicações das Alagoas.  
Assim comentava o General: “Na minha vida tive três etapas bem caracterizadas; a primeira, 36 anos de caserna, dos quais guardo as melhores recordações; a segunda, os 17 anos que passei no ambiente das telecomunicações, comparecendo a diversos congressos e, com muita honra, fazendo parte da família das telecomunicações brasileiras; e a terceira, esta agora usufruindo dos benefícios de mais de 50 anos de duro batente: Tranqüilidade, paz de espírito, amizade dos filhos, netos, noras e genros.”.


REFERÊNCIAS



Bairros de Maceió. Disponível em: <http://www.bairrosdemaceio.net/site/index.php?Canal=Noticias%20da%20Cidade&Id=228 >. Acesso em: 17 de set. 2011.

Bairros de Maceió. Disponível em:
Acesso em: 17 de set. 2011.

Acesso em: 17 de set.2011.

Gazeta de Alagoas. Disponível em: <http://gazetaweb.globo.com/v2/gazetadealagoas/imprimir.php?cod=54808> Acesso em: 17 de set.2011.

Gazeta de Alagoas. Disponível em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário