segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Visitando um museu virtual



As novas tecnologias vieram realmente para facilitar a nossa vida, pois nesta sociedade turbulenta que exige tudo para ontem e consome quase todas as horas do nosso dia, não é comum dispormos de muito tempo ,e a tecnologia, especificamente a internet pode nos auxiliar, sem que para isso precisemos nos deslocar. Visitar um museu não é uma atividade comum para muitos de nos , mas é algo que deve ser estimulado por pais e professores. Que tal visitar um museu sem sai de casa, ou da escola? Se bem, que se pensamos nas escolas brasileiras que quase não dispõem desses recursos e se pesarmos nos milhares de famílias que não tem internet em casa, ficaríamos desestimulados a propor esta visita, mas como o acesso a internet atualmente esta sendo disseminado e quase todos os bairros dispõem de uma lan hause, que tal tomarmos proveito disso?
                            Clique para ampliarClique para ampliar
Fiz uma visita ao museu virtual do transporte, o museu apresenta a história e o desenvolvimento do transporte urbano ao longo das civilizações e, em especial das cidades brasileiras. Mostrando os transportes desde a antiguidade ate a era contemporânea.
O museu traz cincos salas: A do transporte no Brasil; sala tecnológica; sala dos estados; sala dos transporte e arte e a galeria dos pioneiros. Visitei todas as salas, mas escolhi para descrever a sala dos estados que foi a que mais me aguçou a curiosidade, porem é uma pena que não tenha a história do transporte do meu estado (Alagoas).
A sala contempla os estados: da Bahia (onde apresenta imagens e a historia dos bondes, os primeiros bondes elétricos circularam em salvador, a qual foi a segunda (1897) cidade brasileira a receber este tipo de serviço, os ônibus trolley, sessenta e um ano depois vem substituir esses transporte das cidades baixas, mas o veículos de precedência italiana não  se adaptaram ao piso irregular e as condições brasileiras, que levou a extinção do serviço em alguns anos. Os bonde de tração animal circularam nesse estado por longos 88 anos. O elevador Lacerda, um dos cartões-postais da capital oferece uma solução de transporte rápido, em um cidade cuja topografia apresenta dois níveis. Nos anos 40 e 50, os veículos automotores sugiram como alternativa;
Clique para ampliarO estado do Ceara (Em fortaleza, o serviço de transporte é inaugurado em 1880, era o bonde de tração animal que perdurou até 1913, quando foram substituídos por bondes elétricos. Nos anos 40, os três principais meios de transporte eram, os bondes elétricos, os ônibus e os táxis. Sendo extintos os bondes em 1947. Eram utilizados também o caminhão misto de carga e passageiro e o ônibus jardineira);
Clique para ampliarO do Espirito Santo (Traz a foto dos primeiros bondes elétricos a serem utilizado em vitória, em 1911. O ônibus jardineira foram os primeiros ônibus a circular em vitória, a partir de 1936, os auto- ônibus apesar de menos confortais que os bonde, tinha a vantagem de alcançar localidades que o bonde não alcançava devido aos trilhos e a rede elétrica. Os primeiros auto- ônibus eram caminhões adaptados, do tipo jardineira. A partir de 1938, sugiram os primeiros ônibus de carroceria fachada);
do Maranhão( em São Luiz, no inicio do século XX eram utilizadas carroças para o transporte de operários. O serviço de bonde elétrico iniciou em 1924. Nos anos 50, apresenta o caminhão misto-transporte de passageiro e de carga. E em 60, o jipe convertido  em jardineira.);
Clique para ampliar
O estado 
 O estado de Minas Gerais (em 1981 foi inaugurado o serviço de transporte de passageiro em juiz de fora, eram bondes de tração animal. Em 1902 é inaugurado em Belo Horizonte, o bonde elétrico. Existiam os chamados bondes especiais, de luxo para autoridade e de uso restrito. Um dos bondes diferenciados era o “carne verde”, para o transporte de carne fresca, do matadouro para o centro da cidade, mas o mesmo não possuía refrigeração. Existia também o bonde de irrigação, utilizado como auxiliar no serviço de limpeza das ruas de Belo Horizonte no início do século XX. Em 1923 é inaugurado o serviço de auto- ônibus, os veículos eram do tipo “mamãe-me-leva. O serviço de bonde em Belo Horizonte iniciou usando veículos de tração animal, mas encontraram dificuldades para um desenvolvimento mais amplo, devido a falta de energia elétrica em período de seca, em 1965 o transporte é extinto, em substituição vieram os trolleys. Em 1966 foram introduzidos novos ônibus a diesel. Os serviços de passageiros por trolleys encerrou suas atividades, em 1969, não durou nem 20 anos. Os serviços de transporte da época não supriam integralmente a necessidade da cidade, ocorrendo muitos atrasos e filas. Durante os anos 70, ocorreram muita depredação de veículos pela população, revoltada com os atrasos. Uma das razões para a deficiência do serviço eram as péssimas condições da rede viária periférica, em grande parte sem asfalto.);

Clique para ampliar
 O estado do Paraná( em Curitiba, os primeiros bondes começaram a circular em 1887, inicialmente de tração animal e posteriormente utilizado também o elétrico. Em 1974 é inaugurado o sistema expresso, em curitiba, o sistema teve também como idealizador, Jaime Lerner, então prefeito da cidade. Esse sistema continua sendo uma das mais bem sucedidas experiências em transporte urbano no brasil.);
O  de Pernambuco( recife foi uma das primeiras capitais a dispor de transporte urbano por bondes, de tração animal. Em 1960 é inaugurado o serviço de transporte de passageiro por ônibus trolley. A partir de 1980, sofreram reformas e continuaram em serviço por muitos anos.);

Clique para ampliarRio Grande do Sul (Os primeiros bondes iniciou em 1865, Porto Alegre, a cidade foi a única brasileira a utilizar bondes de dois andares, apelidados de “ imperiais”. Serviram durante poucos anos, pois não tiveram boa aceitação. Os bondes trafegavam na mão esqueda, por influencia inglesa, que implantaram o serviço de bonde elétrico. A mudança de mão só se deu em 1935. A cidade foi uma das primeiras brasileira a ter o ônibus “papa-filas”, que era composto por um grande reboque onde viajavam os passageiro, puxado por cavalo mecânico. Os ônibus começaram a circular em 1957.);

O estado de Santa Catarina( O primeiro ônibus, a circular em Blumenau,de fabricação norte-americana foi em 1914, o ônibus era tipo “ jardineira”  );
Clique para ampliarE o de São Paulo (O transporte em São Paulo iniciou através do serviço de tílburis- veículos de aluguel a cavalo(1965) até as primeiras décadas do século XX. Em 1871 é fundado o sistema de bondes em São Paulo e se estendeu até 1908. Em 1880 em Santo Amaro foi inaugurado o bonde a vapor. Em 1900, os bondes movidos a tração elétrica. Em 1911 é iniciado o serviço de auto- ônibus na capital, foi ultilizado um veiculo com capacidade para 25 passageiros, não tendo horários nem itinerários fixos ).

Link: www.museudanatu.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário