segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Livro didático: amigo ou inimigo do professor?




O livro didático se constitui uma ferramenta a mais para auxiliar o professor na sala de aula. Entretanto devemos ficar atentos para ver como está sendo feito uso dele, o professor não deve se restringir a utilizar apenas desse recurso, ele deve se instrumento de contribuição.
O professor não pode trazer o livro pensando que ele contenha todo o saber e o conhecimento único e verdadeiro, pois o livro didático é também um instrumento de transmissão de valores ideológicos e culturais.
O livro didático persiste por séculos, nas mais variadas formas de ensino. E a melhoria de sua qualidade vem sendo buscada, o Ministério da Educação (MEC) tem buscado melhorar a qualidade de nossos livros, fazendo analise dos livros que são postos no mercado. Ele apresenta guias de orientações para auxiliar o professor na escolha de seus livros, com suas possíveis vantagens e desvantagens, mais um ponto que pode favorecer e ajudar do professor em sua utilização.  
Não acredito ser o livro didático um inimigo do professor, mas tudo depende da forma como utilizamos, se usamos como única fonte e instrumento ele pode se constituir sim um inimigo do professor.

Um comentário:

  1. Viviane, o livro didático em mãos erradas pode se tornar uma arma [sorrio]. Você está certa, é preciso buscar algo mais na hora de ensinar. Abraço do blogueiro visitante!

    “Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (@JefhcardosoReal no twitter)

    Convido-te para que leia e comente “A PEQUENA LOJA” http://jefhcardoso.blogspot.com

    ResponderExcluir